segunda-feira, 5 de outubro de 2009

HOMENAGEM AO DEPUTADO CONSTITUINTE (CONSTITUIÇÃO CIDADÃ DE 1988), HOJE SENADOR OSVALDO SOBRINHO.

-->
HOMENAGEM AO DEPUTADO CONSTITUINTE (CONSTITUIÇÃO CIDADÃ DE 1988), HOJE SENADOR OSVALDO SOBRINHO.
  
                  Render honras ao amigo Osvaldo Sobrinho é antes de tudo  redesenhar o átimo intelectual que nos envolveu em terras argentinas, ocasião das inúmeras discussões constitucionais do Programa Internacional de Derecho Constitucional da Universidad Austral.
                   É esculpir para sempre semblante de leveza franciscana com um misto de cálice honesto e espírito de guerreiro do saber. Jamais poderia imaginar que estava diante do educador, do filósofo, do político, do jurista... O que a forma aparenta, muitas vezes é o anverso do conteúdo sublime.

O respeitei amigo, mas não porque deveria de pronto.
O respeitei porque na leitura de sua alma percebi que
a sua luta,
seu ideal,
sua honradez
                    transcendiam o mister político que ora ocupa.

                    O respeitei porque sei que

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
                   O respeitei porque li nas páginas de sua história que a sua luta é contra o analfabetismo político, aquele burro e orgulhoso como na oração de Brecht.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
- O Analfabeto Político de Bertolt Brecht.
(10 de Fevereiro de 1898 – 14 de Agosto de 1956) foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

BREVE HISTÓRIA
  
             Osvaldo Sobrinho já exerceu, em três ocasiões, o cargo de deputado estadual. Foi eleito por duas vezes para deputado federal, auxiliando na elaboração da Constituição de 1988.
             Foi secretário de Educação nos Governos Garcia Neto e Jayme Campos. Foi vice-governador na gestão deste último. É graduado em Economia, Ciências Sociais e Direito, mestre em Direito, professor de Direito Constitucional e Doutorando em Direito pela UCSF.

NOVA MISSÃO NO SENADO

Osvaldo Sobrinho aponta problemas do DPVAT

 
-->


-->
                 O senador Oswaldo Sobrinho (PTB-MT) destacou, em discurso proferido nesta quinta-feira (24) em Plenário, os principais pontos tratados na audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) sobre as novas regras e os problemas do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Segundo ele, a maior falha detectada está em que o cidadão que pagou esse seguro obrigatório não está recebendo o devido atendimento médico, em caso de acidente, por displicência das seguradoras.
Sobrinho contou que a reunião tratou de dois aspectos fundamentais sobre o seguro: o fato de o DPVAT ter um caráter eminentemente social e a questão do elevado montante de recursos que esse seguro movimenta. Ele citou dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de 2008, que mostram que foi autorizado o pagamento de mais de R$ 1,6 bilhão em indenizações.
- Isso é uma montanha de dinheiro - dimensionou o senador.
Para ele, depois de ouvir os representantes das 70 empresas consorciadas que formam a Seguradora Líder do DPVAT e os representantes da área de saúde, pública e privada, ficou claro que o que está havendo é uma "verdadeira e insustentável indústria da intermediação". E as distorções, acrescentou, realmente parecem privilegiar o grupo de seguradoras.
- As seguradoras, que são bons capitalistas, e o governo, que é um bom cobrador, estão, nessa situação, um dando cobertura ao outro, e o povo, lastimavelmente, recebendo o mau atendimento nos hospitais, nos prontos-socorros, em todas aquelas instâncias que procuram quando buscam salvar suas vidas - lamentou o senador.
Da Redação / Agência Senado
REMINISCÊNCIAS ARGENTINAS

Juiz Dr. William Fabian/ GO, Senador Osvaldo Sobrinho/ MT, Juiz Dr. Antônio Horácio/MT , Des. Dr. Guiomar Teodoro  /MT  e   Dr. Jean Jardim/DF

REFLEXÃO
O Dilema do Conhecimento

                   Como todos sabemos, aprender pouco é algo perigoso. Mas o excesso de aprendizado altamente especializado também é uma coisa perigosa, e por vezes pode ser ainda mais perigoso do que aprender só um pouco. Um dos principais problemas da educação superior agora é conciliar as exigências da muita aprendizagem, que é essencialmente uma aprendizagem especializada, com as exigências da pouca aprendizagem, que é a abordagem mais ampla, mas menos profunda, dos problemas humanos em geral.
                   (...) O que precisamos fazer é arranjar casamentos, ou melhor, trazer de volta ao seu estado original de casados os diversos departamentos do conhecimento e das emoções, que foram arbitrariamente separados e levados a viver em isolamento nas suas celas monásticas. Podemos parodiar a Bíblia e dizer: "Que o homem não separe o que a natureza juntou"; não permitamos que a arbitrária divisão académica em disciplinas rompa a teia densa da realidade, transformando-a em absurdo.
                   Mas aqui deparamo-nos com um problema muito grave: qualquer forma de conhecimento superior exige especialização. Precisamos de nos especializar para entrar mais profundamente em certos aspectos separados da realidade. Mas se a especialização é absolutamente necessária, pode ser absolutamente fatal, se levada longe demais.
                  Por isso, precisamos de descobrir algum meio de tirar o maior proveito de ambos os mundos - aquele mundo altamente especializado da observação objectiva e da abstração intelectual, e aquele que podemos chamar o mundo casado da experiência imediata, no qual nada pode ser apartado. Somos as duas coisas, intelecto e paixão, as nossas mentes têm conhecimento objetivo do mundo exterior e da experiência subjetiva.                   
                  Descobrir métodos para unir esses mundos separados, mostrar a relação entre eles, é, penso eu, a mais importante tarefa da educação moderna.

                  Gostaria de citar uma frase muito bela, de uma carta escrita por T. H. Huxley a Charles Kingsley, por ocasião da morte do filho pequeno de Huxley, de quatro anos de idade. Kingsley escrevera-lhe uma carta de condolências, e o meu avô respondeu escrevendo extensamente sobre todo o problema da imortalidade e da posição do cientista no mundo moderno. Ele disse: "Parece-me que a ciência ensina da maneira mais elevada e firme a grande verdade, personificada na concepção cristã de uma submissão absoluta à vontade de Deus.
                  Sentarmo-nos diante do destino como uma criança pequena, e estarmos preparados para renunciar a qualquer noção preconcebida, seguindo humildemente para sejam quais forem os abismos aos quais a natureza nos guia, ou não aprenderemos coisa alguma".
- Aldous Huxley, in 'A Situação Humana'

Um comentário:

Sidio Rosa de Mesquita Júnior disse...

A especialização é própria do conhecimento científico. De qualquer modo, podemos optar por conhecimentos mais abertos, a saber: o filosófico e o teológico.

Ao meu sentir, o risco que haverá em desenvolver o conhecimento será a frustração pelas mazelas que deturpam o poder e as ciências.